quarta-feira, dezembro 20, 2006

Festas de fim de ano: Parte 1 - A festa do fingimento

Ah, o Natal! Eu não poderia deixar uma das festas mais esperadas do ano passar despercebida por aqui. É lógico que eu estou bastante atrasado, uma vez que em várias outras páginas na net os votos de “Merry Christmas” e afins já pululam na tela em número maior que spams e propagandas indesejáveis. E ainda estou sendo simpático comigo mesmo, pois se contar com o calendário comercial, estou atrasado desde outubro. A cada ano que passa, vejo o Natal perder um pouco mais do seu verdadeiro significado. Hoje, para a grande maioria das pessoas, Natal é símbolo de exercitar o consumismo, que vai da compra de presentes à suntuosa ceia. E mais do que nunca, é preciso exercitar seu lado ator para não deixar o espírito natalino ir por água abaixo. Quem nunca forçou um lindo sorriso ao receber do seu amigo secreto um chaveiro de plástico, depois de ter dado de presente um DVD duplo importado dos Estados Unidos? Quem nunca fingiu deslumbramento quando o amigo pediu a opinião sobre a iluminação tosca que ele fez na varanda do seu apartamento? E quem nunca fingiu adorar a comida da ceia que esfriou depois de ficar catando no prato as passas, frutas cristalizadas ou outros ingredientes que brotam em todos os pratos da ceia? Vale tudo para ser simpático e não estragar os atuais costumes, quando o verdadeiro espírito natalino deveria se concentrar na celebração do nascimento de Cristo. Mas como não é assim que as coisas funcionam, o jeito é entrar de cabeça nos novos valores e investir em atividades como o preparo de um jantar faraônico que sem sombra de dúvida vai sobrar e, certamente, render até o meio de janeiro. E para não destoar do que tem que ser uma verdadeira mensagem: tenham todos um bom Natal!

2 comentários:

Anônimo disse...

EsKreve Maissss

Anônimo disse...

Guinho:
Se você achou que estava atrasado, imagine eu!
Mas não podia deixar de dizer que fico feliz por tudo que escreve (coruja), especialmente por ainda entender que o verdadeiro espírito do Natal está no nascimento de Cristo, (faz muito tempo que aprendeu isto não?).
Amo você adima de tudo neste mundo. Beijos